quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Fuxicos e fotos

Estou editando este post para levar lá pra BC Esmalte,  da Fernanda Reali, cujo tema é esmalte X bijuteria. Este post escrevi lá no comecinho do blog, mostrando "bijuterias" com fuxicos, como podem ver abaixo. Assim como no inverno ando sempre com lenços, no verão estou sempre com algum colar. Tenho muitos e de vários tipos... e, em termos de bijuteria, é o que mais uso.
As fotos desse post não estão boas, mas não eria como renová-las hoje... e também não queria faltar de novo na BC!!! Esse fim-de-semana, 8-9/12/2012, é especial... Kerstin vai fazer o vestibular!
--------------------------------------------------------
Post original
Quando comecei a mexer com tecidos, patchwork e fuxicos (2009), queria fazer algo que permitisse personalizações. Aí pensei em  usar tecidos com fotos estampadas para as criações - obviamente, isso não é novidade.
A primeira vez que vi um projeto de patchwork com fotos foi no filme Lado a Lado, em 1999. No filme, a personagem de Susan Sarandon pede à namorada de seu ex-marido, a fotógrafa interpretada por Julia Roberts, que faça fotos - que foram impressas em tecido e incluídas em colcha de patchwork, que ela deu de presente, antes de sua morte, aos filhos. E, claro, que antes da personagem, certamente muitas outras já haviam feito isso - eu é que não sabia!
Depois de ter visto, encomendei à Liliana alguns trabalhos (almofadas) de patchwork com as fotos. Ela fez almofadas e bolsas. Para meus pais fez essa manta, com fotos deles, das filhas e dos netos... Um presente lindo!
E eu retomei essa ideia das fotos, mas queria também algo para uso no dia-a-dia, como colares, broches, chaveiros, nos quais se pudesse "levar" imagens dos filhos, netos, namorado ou dos pets. Foi assim que comecei pelos colares de fuxico e fotos. Comecei por um pra mim, com a foto de minha filha - depois de fazer e desfazer, saiu o protótipo...
A base da ideia foi esta: um fuxico grande - a flor e a pecinha de madeira, dois fuxicos menores e o "saquinho" com a foto. A seguir, alguns detalhes pra demonstrar melhor.
Flor com 6 pétalas, fuxico no centro e botão pintado.
Detalhe do "saquinho" - simplesmente costurar a foto com um pedacinho do tecido, colocar fibra de silicone para ficar fofinho e fechar.
Detalhe da parte de trás, por onde passa o cordão - e serve para regular o comprimento.
Depois desse fiz vários - para mim, para presentear ou por encomendas...todos diferentes. Uma hora dessas mostro mais alguns.
------------------------------------------------------------------------
Esse preto é um dos meus preferidos. Vejam que a foto é antiga...
Abaixo detalhes da flor do meio, deste e de alguns outros. Os botões fui eu mesma que pintei... acho que eu tinha mais tempo naquela época...


 Tenho que fazer novos colares, com novas fotos da Kerstin. Ela não gosta mais das que estão nos colares...
Essa semana usei o mesmo esmalte da Marionaid (Stone Gray) que já usei aqui. A semana foi tão cheia (de trabalho e coisas boas), que nem cheguei a fotografar de novo...
Bijuterias das blogueiras podem ser vistas lá na BC Esmalte. Clique e confira!
Fernanda Reali

11 comentários:

  1. Oi Marion,
    Gostei tanto da tua idéia de usar as varetas da sombrinha como hastes para as rosas de latinha, que fiz, já postei e te linkei, espia lá.
    Adorei teu colar com foto!
    Bjus querida.
    jud-artes.

    ResponderExcluir
  2. Olha como sou feliz! Eu tenho um desses colares maravilhosos com a foto da minha afilhada Kerstin! E tenho almofadas também, com fotos da Kerstin e com fotos antigas minhas com minha amiga e comadre Marion! Eu sou uma pessoa muuuito sortuda!!!!
    Beijos
    Sandra

    ResponderExcluir
  3. Adorei a sua criatividade, ficou uma gracinha o colar. Gosto muito de trabalhos que levam fotos.
    Parabéns!
    Bjs
    Lelê
    http://jlartesanatos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. oi querida!
    Ufa!!! Consegui =D

    Agora n te perco de vista!

    bjs

    ResponderExcluir
  5. gostei muito da cor, e amo tecidinhos também,kk

    ResponderExcluir
  6. Marion, que linda ideia.. dá para levar quem ama sempre juntinho : )

    Beijocas

    www.vidabonita.com.br

    ResponderExcluir
  7. Tomara que dê tudo certo nos planos da Kerstin! Sorte e coragem, meninas! Beijooooo

    ResponderExcluir
  8. Oi Marion!
    Vc usou um roxinho como o da Fer...lindo demais!
    Adorei as bijus com fotos de família...me lembrou aquelas jóias dos anos 70 que as mães colocavam as carinhas dos filhos. rsrsrs
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Qto talento e qto capricho!!!
    Bj bonita

    ResponderExcluir
  10. OI Marion, adorei os fuxicos e o esmalte azul. Tudo de bompara vocês.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Ficarei feliz com seu comentário - ele nos inspira!

Veja também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...